Top 10 Álbuns de 2021

Bruno Jones
4 min readJan 3, 2022

Aos trancos e barrancos, o ano de 2021, se foi. Na parte musical, uma verdadeira avalanche de lançamentos como nunca antes visto.

Dentre inúmeros discos, consegui realizar a difícil missão de listar os meus 10 títulos favoritos com a adição de breves comentários sobre cada um deles. Confira:

10. IRON MAIDEN

Senjutsu

Quando muitos diziam que o Iron Maiden não seria mais capaz de lançar algo tão grandioso como nos tempos de Seventh Son of a Seventh Son (1988), Senjutsu apareceu e deixou a turma do murmúrio falando sozinho.

9. SQUID

Bright Green Field

Nos últimos anos, uma nova onda pós-punk surgiu em terras britânicas. Bright Green Field, do Squid, já nasceu clássico.

8. DRY CLEANING

New Long Leg

No campo do rock alternativo, ninguém esteve tanto nas primeiras posições das listas de melhores discos, do que o Dry Cleaning. E como todos os méritos.

7. LOVE AND DEATH

Perfectly Preserved

Para quem não sabe, Brian “Head” Welch, guitarrista do Korn, tem uma banda paralela chamada Love and Death. Perfectly Preserved é um disco feito para fãs de metal alternativo e pós-grunge. Destaque para a cover de Justin Bieber.

6. THE PRETTY RECKLESS

Death By Rock And Roll

Morte ao rock ’n’ roll? Com Death By Rock And Roll, o gênero continua mais vivo do que nunca.

5. ELECTRIC BOYS

Upside Down

Vindos da maravilhosa Suécia, os veteranos do Electric Boys, em Upside Down, mostram o que sempre souberam fazer de melhor: riffs cortantes e melodias grudentas.

4. BRUNO MARS, ANDERSON .PAAK, SILK SONIC

An Evening with Silk Sonic

O que falar de um disco que representa e presta tributo a toda música black que você possa imaginar? Não é a toa que Bruno Mars e Anderson .Paak, estiveram em primeiro lugar em várias listas. Uma pérola!

3. BOBBY GILLESPIE & JEHNNY BETH

Utopian Ashes

Quando Bobby Gillespie (Primal Scream) e Jehnny Beth (Savages), se juntaram para fazer um disco tratando sobre relacionamentos amorosos, o resultado é essa pequena obra-prima. Coisa fina!

2. BILLIE EILISH

Happier Than Ever

Aos 49 do segundo tempo, no finalzinho do ano, fui tomado de assalto pelo segundo disco da Billie Eilish. A delicadeza e a visceralidade apresentadas aqui, são de uma sinceridade como nunca antes vista. Diante de tantos “segundo”, segundo lugar.

1. TROPICAL FUCK STORM

Deep States

A pergunta é: Por que uma banda de médio porte, da Austrália, conquistou o meu primeiro lugar? A resposta: O caos!

Nem todas as palavras seriam capazes de expressar a loucura que é o som do Tropical Fuck Storm. Um mistura de várias coisas, que em algum momento parecem totalmente desconexas e logo em seguida fazem todo o sentido.

Entendeu? Não? Então, é exatamente isso!

--

--

Bruno Jones

Editor do blog/site Parede Elétrica, baixista, SPFC. Um cara simples e de bem com a vida. ''Nothing's gonna change my world''.