Top 10 Álbuns de 2022

Bruno Jones
4 min readDec 27, 2022

--

A seguir, como já é de costume, a nossa tão esperada lista dos dito “melhores do ano”, título bastante pretencioso de nossa parte. Troque por “favoritos de 2022” como assim foram pensados e escolhidos.

Não esqueça de voltar e conferir o que já passou por aqui na nossa lista de 2021. Tá na mão!

10. TY SEGALL

“Hello, Hi”

Tirando a faixa-título, um disco basicamente voltado para os violões. Ty Segall já uma figura notória e inquieta no mundo alternativo atual. Abrindo a décima colocação.

9. THURSTON MOORE

Screen Time

Por falar em inquietação, Thurston Moore, líder do lendário Sonic Youth, lançou seu mais novo álbum solo cheio de experimentações e ambiência. Com apenas 10 faixas e todas iniciando com “The”, abra bem os ouvidos e se deixe levar.

8. WIDOWSPEAK

The Jacket

Aqui inicia uma dos grandes achados deste ano, os americanos Widowspeak diretamente do Brooklyn, Nova York. Álbum contemplativo. Coisa fina!

7. STEVE LACY

Gemini Rights

Vi um show do Steve Lacy na edição deste ano do festival Coachella e fiquei contagiado com sua apresentação. Gemini Rights saiu e só confirmou sua passagem para o sétimo lugar.

6. CERAMIC ANIMAL

Sweet Unknown

Já falamos sobre descobertas por aqui e esta é uma daquelas que a gente acaba esbarrando pelo aleatório do Spotify. Sweet Unknown faz jus ao nome de doce desconhecido.

5. CHEZ KANE

Powerzone

O Hard Rock/AOR continua muito bem representado pelas novas gerações de bandas e artistas. Dentre elas, gostaria de destacar Chez Kane que lançou um dos grandes trabalhos do ano no estilo. Fãs de Vixen e Lita Ford irão adorar.

4. OZZY OSBOURNE

Patient Number 9

“A volta dos que não foram” (E que demore bastante). Quando todos pensavam que o mestre Ozzy Osbourne já tinha mandado seu último trabalho (amado por uns e outros nem tanto), aparece o Patient Number 9 e surpreende todo mundo. Quarto lugar!

3. FONTAINES D.C.

Skinty Fia

Abrindo o pódio o Fontaines D.C., vindos da Irlanda, já deixou de ser promessa e se tornou uma realidade no rock atual. De forma acelerada (Skinty Fia é apenas seu terceiro disco), a banda vem se mostrando uma das maiores revelações do rock alternativo dos últimos anos e com todos os méritos.

2. THE CULT

Under the Midnight Sun

O tempo parece que não passou para o Cult. A banda voltou a lançar um belíssimo disco de inéditas, mostrando que estão antenados com as novas sonoridades e que ainda tem muito a dizer. Medalha de prata!

1. GHOST

IMPERA

Foi só com IMPERA que o Ghost me pegou. Este disco me impressionou logo de cara, seja pela sua arte ou pelas músicas apresentadas no disco em que realmente mostram a banda em seu ápice criativo até o momento. Já era primeiro colocado por aqui desde o seu lançamento.

--

--

Bruno Jones

Editor do blog/site Parede Elétrica, baixista, SPFC. Um cara simples e de bem com a vida. ''Nothing's gonna change my world''.